uiux.pt

#Mitos – 3 cliques..


A regra dos 3 cliques…

Os mais recentes testes de usabilidade mostram que os utilizadores não desistem de um website depois de 3 cliques. Jakob Nielsen, investigador de interação homem-máquina, argumentou que num último estudo acerca de “Three-Click Rule” um website de e-commerce aumentou de 3 cliques para 4 o percurso de Homepage – Produto. Este website não só melhorou  em 600% as suas vendas como também deixou os seus utilizadores mais esclarecidos e satisfeitos com a plataforma de vendas.

Não interessa o número de cliques para se chegar ao nosso objetivo, mas sim a clareza dos links, a fluidez do acesso e ainda a forma/UI explicita dos links e suas direções, dizem os estudos da UIE (www.uie.com).

Assim sendo, atualmente o conselho mais praticado é o de substituir a regra dos 3 cliques pela regra de otimização de links. Cada clique deve ser um filtro, que deve levar o utilizado ao ponto mais próximo do seu objetivo, eliminando e excluindo a maior quantidade de desvios desse mesmo objetivo do utilizador.

JL


João Lima

→ UX Design Guru at Critical TechWorks - BMW Group
→ uiux.pt Founder
→ UX Teacher

2 comments

    • Sim é verdade Fátima Reis.
      A segurança e qualidade é um fator muito importante, mas é sempre bom recordar que os 3 cliques são um mito.
      Os recentes testes de usabilidade acerca do tema demonstram que os utilizadores não desistem de um website depois de 3 cliques, aliás não importa que haja diversos cliques para garantir uma boa organização e arquitetura da informação.