Skip to main content

Facebook. Porque não adotou um ícone para Share e Follow?

O mais familiar botão do mundo foi atualizado: Like.
A empresa comunicou recentemente no seu blog para developers que houve uma modernização do Plugin Social de Botões.

Agora o botão Like passa a ter o ícone do “polegar”, em vez do ícone “F” de Facebook. Foram realizados testes quantitativos e qualitativos para medir este novo UI e estes concluíram que existe um melhor engagement do target com um crescimento médio de 6%.

like_button_facebook_design

Esta adaptação tem como objetivo a criação de um botão mais mobile-friendly uma vez que disponibiliza tamanhos distintos para a plataforma: Web / Mobile (Android e iOS).

medidias_plugin

O Facebook comunica também que o design está mais limpo e moderno. Com este novo design trabalha a consistência da cor sólida “Azul Facebook” em vez do gradiente antes usado, tornando assim o botão mais flat (já veio tarde não?).

Parece-me óbvio que o botão Like e Save to Facebook são de facto os mais bem conseguidos. Mais compactos, mais simples e mais limpos. Contudo, o Share e o Follow continuam a ser botões muito idênticos aos anteriores, apenas muda o gradiente para cor sólida. 

like_vs_share

No exemplo fornecido pela empresa, conseguimos notar uma grande diferença visual entre ter um ícone “Like” a positivo, e depois um “Share” a negativo. Isto origina uma ligeira discrepância visual de peso.

13509157_141256652963165_434222153_n

Será que o Facebook também ficou indeciso ao adoptar um botão para “Partilhar”?

Como falamos no anterior artigo (nem de propósito) a comunidade de utilizadores está inundada de variantes deste botão, e pelos vistos a segunda maior empresa do mundo…. também!

share_icons

JL


João Lima

→ UX Design Guru at Critical TechWorks - BMW Group → uiux.pt Founder → UX Teacher

Leave a Reply