Skip to main content

Sim, as pessoas lêem na Web…

Recentes estudos de eye-tracking revelam que há dois tipos de utilizadores/leitores. Os que mapeiam a informação das páginas Web e os que de facto lêem todo o conteúdo textual.

Nos estudos realizados, por Jakob Nielsen, as pessoas apenas lêem palavra por palavra quando estão interessadas no conteúdo. O utilizador tem tendência de procurar palavras-chave, títulos e citaçõesdestacada de forma distinta. (Por isso é que é tão importante trabalhar a tipografia, os blocos de textos e respetivos tipos de headings)

Contudo cerca de 80% dos leitores apenas fazem mapeamento da informação visual/textual. Ignoram grandes parágrafos, publicidades e informações desnecessárias e não filtradas.

Algumas curiosidades:

  • Textos concisos aumentam em 124% a taxa de leitura;
  • Menos de 20% do conteúdo de texto é realmente lido;
  • Apenas 1 em cada 15 utilizadores encontra uma informação que não era um título;
  • Há utilizadores que desenvolvem técnicas de leitura pessoais, nestas técnicas o utilizador não lê palavra a palavra nem mapeia informação, contudo sabe resumir o conteúdo textual na sua integra.

JL


João Lima

→ UX Design Guru at Critical TechWorks - BMW Group → uiux.pt Founder → UX Teacher

Leave a Reply