Skip to main content

Está pronto! Só falta um ou outro detalhe…

Pequenos detalhes fazem a diferença, sempre e em tudo. A maior parte das vezes, pressionados pelos prazos, forçamos a entrega do layout sem dar a verdadeira atenção aos pequenos detalhes. Detalhes estes que na verdade são extremamente importantes para a verdadeira experiência imersiva do utilizador.

Os detalhes fazem um bom design já dizia Charles Eames. Uma simples mensagem de erro, um erro de formulário, uma animação do ícone ao clicar, entre outros criam uma boa dinâmica entre o interesse e gosto do utilizador pela plataforma.

Um dos casos mais mediáticos deste tema é o famoso “dropdown do BestBuy.com”.  Ao permitir que os utilizadores alternassem o cadastro durante o ato de checkout resultou num aumento em 300 milhões de dólares em vendas anuais.

“As empresas lutam e investem na criação de serviços sem defeitos… Mas seria bem mais útil se estes se focassem seus esforços somente nos detalhes”
Jeff Howard

Vamos lá!
Vamos tentar terminar um projeto com todos, mas mesmo todos os detalhes ao pormenor??

Alguns exemplos inspiradores que fazem toda a diferença!

Um dos melhores exemplos é sem dúvida o Google Calendar que deteta através das palavras no que consiste o nosso evento e contempla-nos com uma boa e representativa imagem sobre o tema.
Na imagem abaixo, revemos que facilmente reconhece quando se trata de um casamento, uma ida ao dentista, um pequeno almoço, cinema, e cervejas com os amigos! Conhecem mais variantes?
É de salientar que também os meses são ilustrados com uma imagem temática.

detalhe_design-13

Mailchimp.
Destacado como um dos melhores serviços de newsletters é sem dúvida uma das grandes empresas que se destaca pelos pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Neste caso, depois de enviar uma newsletter, a mascote do Mailchimp desafia-nos para um “High Five”. Se o fizermos consecutivas vezes, a mão do macaco começa a ficar vermelha de tanto bater!

detalhe_design-11

Antes de enviar a newsletter a mão da mascote está a tremer antes de clicar no “Send Now”. Retrata assim aquele “friozinho” que sentimos na barriga antes de enviar uma newsletter importante para todos os subscritores.

detalhe_design-12

Ainda no Mailchimp, e caso se faça o agendar de uma newsletter é possível reparar que o ícone não passou despercebido à equipa de UI/UX. Este ícone altera os ponteiros respetivamente à hora que estamos a agendar.detalhe_design-10

 

Se conheces mais detalhes que façam TODA a diferença…
Envia-me para que possa publicar e criar um repositório que seja uma inspiração para todos os nossos pequenos (grandes) detalhes!

JL


João Lima

João Lima

→ UX Design Guru at Critical TechWorks - BMW Group → uiux.pt Founder → UX Teacher

Leave a Reply