Skip to main content

Para quem não pôde ver, para quem é preguiçoso e para quem é viciado em novidades. Depois do primeiro dia do evento Google I/O 2018 as principais novidades estão no uiux.pt! 

Gmail ✉

Google anuncia que o serviço passará a contar com serviço de auto complete das frases que escrevemos. O Smart Compose, nome da nova feature usa a metodologia de Machine Learning para sugerir e completar frases simples e de uso regular. 

Assistente Google 🔈

O serviço evoluiu bastante, tem nove vozes novas e está mais inteligente que nunca. O serviço Assistente da Google apresenta inovações e mais naturalidade em conversações contínuas. Será possível reservar mesa num restaurante com bastante fluidez e sem necessidade de presença humana no telefonema. E porque a educação é sempre importante, o Assistente está mais sensível à boa educação. Encoraja agora crianças e adultos a usarem o “por favor” quando requisitam algo, tal como o Assistente que irá agradecer e também pedir “por favor” sempre que necessário para responder eficazmente às diretrizes de uma boa conversa, educada e gentil.

Os updates estarão no ar em breve. 

Google News 📰

A principal conferência, a Keynote de abertura, destacou imenso o Google News. A Google demonstra notoriamente que foi uma das secções que mais investiram neste último ano de trabalho. Sendo o Utilizador o centro das atenções e atribuído aqui, mais do que nunca, elementos de User Centred Design, a Google aplica três conceitos essenciais:

1- Fornecer notícias do interesse do utilizador;
2- A informação e qualidade de informação da notícia em si;
3- Dar relevância às fontes preferidas do utilizador.

A nova versão do Google News utiliza inteligência artificial para combater as fake news e para filtrar temas, conteúdos e preferências do utilizador. Uma das features com mais destaque é a “Full Coverage” que reúne apenas numa tab notícias sobre o mesmo tema/acontecimento das mais diversas fontes noticiosas. A melhor novidade? Está assente nos princípios do Material Design e está disponível a partir de ontem, 8 de maio 2018, em 127 países. 

Google Fotos 📷

Atualmente o Google Fotos faz transação de 5 biliões de fotografias por dia. Está mais inteligente, mas são inovações um pouco previsíveis. 

Share de fotografias com recurso a IA, correção automática de brilho e saturação, colorir fotografias antigas,  destacar a cor e o P&B de algumas fotografias e digitalizar documentos de foto para PDF são as principais novidades desta ferramenta. 

Google Maps 🌎

Realidade Aumentada chega ao Google Maps, e que bom que será. Todos aqueles protótipos de futurismo que sempre vimos circular pela internet serão, agora, reais. Será possível ligar a nossa câmara e visualizar cards dos respetivos espaços que nos rodeia, visualizar a sua informação imediata do Google.

Uma outra feature interessante será uma espécie de “match” que o Google Maps terá para recomendar e ajudar na hora de selecionar um restaurante, destino ou museu que queiramos ver. Sim, tudo de acordo com o nosso histórico e preferências como utilizador digital e real. Um mundo cada vez mais integrado e sem barreiras.

JL

Acompanha em direto. 🔴

Ver LIVE

 


João Lima

João Lima

→ UX Design Guru at Critical TechWorks - BMW Group → uiux.pt Founder → UX Teacher

One Comment

Leave a Reply