Skip to main content

Fantástico.

O projeto uiux.pt celebrou no passado sábado, dia 9 de junho, pelas 16h, o seu 2º aniversário em Lisboa, no auditório da EDIT.

Uma “casa cheia” recebeu alguns dos melhores profissionais da área de UI&UX para uma conferência enriquecedora e desafiante para todos os presentes.

A tarde iniciou com a palestra de Greg Palmeri, Interactive Art Director da Hi Interactive, que nos apresentou a sua experiência profissional. Expôs alguns trabalhos e as diversas formas de envolver o utilizador através da  Emoção e da Criatividade aliadas à estratégia do negócio. Escutar os utilizadores; Criar; Focar; Testar, foram os 4 passos destacados por Greg para que se consiga produzir e desenvolver uma boa experiência ao utilizador num produto digital.

uiux.pt em Lisboa na comemoração do segundo aniversário

uiux.pt em Lisboa na comemoração do segundo aniversário

Ouvimos, de seguida, a Catarina Pereira, UX Lead da TAP – Transportes Aéreos Portugueses, que apresentou de uma forma muito clara a sua visão do que é ser User Experience e quais as diferentes funções que este pode desempenhar, tendo em conta a resolução de problemas, que será sempre o seu grande foco. Depois da distinção entre o Designer Visual e o UX, a Catarina revelou-nos quais os princípios orientadores para a base de um bom User Experience, revelando-nos como demonstrar a uma empresa a importância de ter uma equipa com estes conhecimentos e linhas orientadoras.

uiux.pt em Lisboa na comemoração do segundo aniversário

Por último, ouvimos a equipa, da Mokriya, composta pelo João Amaro da Costa (UI&UX Designer), Hugo França (UI&UX Designer) e Fábio Bernardo (Software Architect) que nos relataram a sua experiência Remote e a sua cultura e forma de trabalhar na empresa. Uma experiência que despertou o interesse do público, uma vez que o Remote é uma cultura ainda um pouco distante do nosso país. A quem colocou questões à equipa, a Mokriya presentou com uma bela t-shirt alusiva à empresa. Supomos que foi uma boa experiência para quem ousou questionar os nossos oradores 🙂

Por fim, João Lima – Fundador do uiux.pt, conclui todos os temas abordados fazendo um ponto de situação da área de User Experience em Portugal. A base de todos os temas do encontro foram cruzadas com as palavras de João Lima que finalizou a apresentar o seu projeto, o uiux.pt. Revelou-se notório o objetivo de ser um projeto português, produzido em idioma lusófono, sempre dedicado à matéria de Design Digital e de Interfaces Web & Mobile. Houve ainda o apelo para a colaboração do público no uiux.pt com artigos, espaços digitais e entrevistas para a criação de conteúdos relevantes para todos nós.

Como não poderia deixar de ser, o networking entre os presentes foi muito gratificante e permitiu a troca de contactos entre a comunidade. Desafios, promessas e ideias foram geradas para que o uiux.pt continue presente no futuro desta comunidade e que tem abraçado o projeto de uma forma fantástica. Obrigado pela Experiência.

E como não poderia deixar de ser: os nossos agradecimentos.

À EDIT. pela cedência do fantástico espaço que permitiu a nossa comunidade assistir ao nosso evento e aos seus colaboradores que auxiliaram a boa organização. À Hi Interactive que ajudou na promoção e divulgação do nosso 2º aniversário na capital. À Lídia Oliveira, psicóloga e moderadora, que ajudou na organização e dinamização desta experiência conjunta. E por último, mas não menos importantes, a todos os presentes que participaram, comunicaram e brindaram aos dois anos de existência do uiux.pt.

JL


João Lima

João Lima

→ UX Design Guru at Critical TechWorks - BMW Group → uiux.pt Founder → UX Teacher

Leave a Reply