O que tem a Psicologia em comum com o User Experience? Tudo. Foi por isso que recorremos à Dra. Lídia Oliveira, Psicóloga Clínica, que auxiliou na pesquisa e nas diversas referencias bibliográficas da informação científica para este artigo.
O User Experience tem como principais pilares variados estudos de Interação Humano-Computador (IHC) e há cinco leis mentais que são cruciais para perceber melhor o mundo UX. Cinco leis generalistas que se aplicam na prática corrente do bom Design de Experiência de Utilizador. A segunda lei que o uiux.pt apresenta é a Lei de Fitts.
Lei de Fitts (1954) por Paul Fitts.
A Lei de Fitts tem como função prever o tempo que o utilizador demora a atingir o seu alvo.
Assim, e aplicando ao Design de Interfaces consideramos este estudo para provar e testar o tempo que um utilizador leva para clicar num determinado elemento/componente, tendo em conta o tamanho e o acesso do polegar ou do rato.
T=a+b.log2(D/W+1)
Esta é a fórmula matemática que define o tempo de deslocação, por exemplo, entre pixel de partida e pixel de chegada.
“T” é o tempo médio necessário para finalizar um objetivo. A equação tem em consideração “a”+”b” que se refere à velocidade da deslocação do rato ou do polegar em linha reta. “D” é a variável da distância, desde ponto 1 até ao ponto 2, e a variável “W” diz respeito à largura do alvo, ou seja largura do botão que o utilizador quer clicar.
Assim, e equiparando com a regra de proximidade de Gestalt, devemos ter em atenção todos os elementos para que estejam bem localizados em relação ao conteúdo. Elementos próximos uns dos outros criam um todo e assim poderemos trabalhar as hierarquias e os subgrupos visuais. Quanto menor for a distância entre o “botão” e o cursor ou polegar, mais fácil se torna para o utilizador concretizar o seu objetivo.
Recorrendo aos sistemas operativos para exemplificar este conceito da Lei de Fitts, podemos ter em consideração o “Apagar” um ficheiro do computador. Ou seja sempre que temos um ficheiro no nosso computador temos duas formas de o “Apagar”, podemos arrastar este ficheiro para o balde do “Lixo” com método drag and drop, que exige:
Clicar > deslocar ficheiro até ao balde do lixo > largar ficheiro no balde do lixo. Ou então podemos utilizar a segunda alternativa para apagar ficheiros: Clicar com tecla direita no ficheiro > Selecionar “Apagar” no dropdown que surge.
Um website, por exemplo, deve ter o botão de “Login” sempre perto do botão de “Registar”. Para além de um bom cumprimento do modelo de Gestalt – Regra da Proximidade, o utilizador tem ao seu dispor duas alternativas, lado a lado, de forma a satisfazer imediatamente as necessidades e os seus objetivos. Registar-se ou fazer meramente um Login.
Leia a Lei de Miller, já publicada, aqui.
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