uiux.pt
cover_dia_usabilidade

Norma ISO 9241-11 e o Dia Mundial da Usabilidade


Norma ISO 9241-11

Este é o código da norma que define o que é a Usabilidade. O documento ISO 9241-11 explica como é que se pode identificar ou avaliar a usabilidade de uma plataforma digital através da performance e da satisfação do utilizador. A norma centra-se em três eixos dominantes: Eficácia, Eficiência e por último, Satisfação.

Eficácia
Procura quantificar o esforço do utilizador. A precisão e todos os recursos utilizados para que o utilizador consiga atingir o seu objetivo na respetiva plataforma visual.

Eficiência
Avalia os recursos utilizados para atingir o objetivo. É uma espécie de relação entre precisão vs recursos. Quantos mais recursos forem necessários para atingir o objetivo menos eficiência tem o nosso produto.

Satisfação
Testa a satisfação, o conforto, a forma positiva com que o nosso utilizador lida com o nosso produto e atinge de forma satisfatória os seus diversos objetivos. Não é um parâmetro quantitativo uma vez que avalia algo que é subjetivo.

 

Dia Mundial da Usabilidade

Hoje, dia 9 de novembro, é o dia em que se assinala o Dia Mundial da Usabilidade. E que bom é ter um dia dedicado a esta matéria. Contudo, poucos são os eventos ou marcos que se realizam para comemoração desta data importante.

É cada vez mais importante sensibilizar a sociedade portuguesa e mundial para a importância da usabilidade nos produtos digitais, quer sejam web, mobile, instalações e todas as restantes. A necessidade de proporcionar ao utilizador uma perfeita navegação é a cada dia que passa mais essencial. Permite fidelizar um cliente, um utilizador, ou um mero visitante.

Portugal e a Usabilidade

Em Portugal, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I. P., criou um site que visa reforçar as questões de Usabilidade para os sites portugueses. É um passo digno, mas… já vem tarde em relação a outros governos internacionais. Este portal: usabilidade.gov.pt possui um conjunto de documentação e dicas de como tornar os sites mais amigáveis para o utilizador. Possui também um guia que contém um “conjunto de recomendações e informação sobre boas práticas de usabilidade que permitem melhorar a experiência do utilizador em sítios ou plataformas públicas.”

A AMA define ainda que conceitos como Usabilidade “são hoje incontornáveis na construção de qualquer tipo de presença digital. A preocupação com a interação do utilizador, a minimização das suas frustrações, e a criação de uma experiência de navegação agradável, são objetivos que adquirem particular relevância quando se aplicam à presença digital dos organismos da Administração Pública.”

É de valorizar o passo que a AMA deu, este site pode ser uma mais valia para interessados e iniciantes das áreas digitais, é politicamente correto ter este conjunto de informações públicas.

Mas… E se o portal de usabilidade do governo português tiver uma falha? Se acedermos à página de “Avisos Legais” temos um texto que diz: “Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris volutpat, justo a euismod ultricies, lectus elit lacinia odio, vitae eleifend tellus nulla et felis. Maecenas velit est, semper sed consectetur et, pellentesque sit amet dolor.” 

Sim, não foi engano.
AMA, talvez seja preciso um pouco mais de atenção e coerência com o que se diz e faz, até porque tem o portal online há quase um ano e esta página nunca foi revista, testada, nem tão pouco cuidada.

dia_da_usabilidade_uiuxpt
Página “Avisos Legais” do site usabilidade.gov.pt

 

JL


João Lima

UI&UX Designer
Autor do uiux.pt

Deixar um comentário