uiux.pt

Vencedores do Material Design Awards 2017 da Google


O UI Design apenas ganha vida quando é realizado com o objetivo de criar experiências fantásticas para o utilizador. Os Prémios do Material Design 2017 reconheceram no passado dia 15 de setembro as melhores conquistas da indústria e honraram, como de costume, os autores por de trás de cada um desses projetos.

O Google Design Awards 2017, ao contrário das duas edições anteriores, teve um processo de nomeação um pouco diferente. Desta vez o público foi o responsável pela seleção dos melhores produtos digitais disponíveis na Play Store. Atribuiu-se assim à comunidade Android a responsabilidade de ajudar a Google a encontrar os melhores projetos para nomear os grandes vencedores do prémio “Material Design Awards 2017”.

A distinção dos premiados pela Google teve lugar na conferência SPAN Pittsburgh, nos dias 14 e 15 de setembro.

Os autores e premiados das excelentes experiências são:

Brand Expressiveness: Blinkist
Design de Interação: Eventbrite Organizer
Plataforma Adaptativa: NPR One
Inovação: momondo

Vencedor da categoria: Brand Expressiveness
Blinkist, by Blink Labs GmbH

Na aplicação Blinkist, a identidade da marca é muito envolvente e harmoniosa, desde a iconografia ao movimento, da hierarquia à experiência, e especialmente: a tipografia e o confortável espaço branco. O resultado final é uma experiência de leitura muito particular e atraente.

Temi Adeniyi, Design Lead of Product refere que: “Criar um produto verdadeiramente agradável e gratificante para nossos clientes é o que nos entusiasma para melhorar a experiência da aplicação Blinkist. Sempre acreditamos que um componente importante para conseguir este resultado é um design bonito e funcional que mantém os nossos leitores de coração cheio”.

Vencedor da categoria: Interaction Design
Eventbrite Organizer, by Eventbrite

Com uma estrutura simples, uma excelente navegação e o uso de elementos chave do Kit Material Design, o Eventbrite Organizer simplifica totalmente o processo de gerir um evento, desde a criação até à sua conclusão.
A aplicação oferece diversas dicas e ajudas para qualquer organizador, para que este não se esqueça dos mais pequenos pormenores. Com poucos toques é possível criar um evento bem estruturado e bastante informativo para os utilizadores interessados.

Tomas Censani, Design Director of Product afirma que o: “Eventbrite Organizer usa interações personalizadas para onboarding, check-in e digitalização de bilhetes dos participantes para prestar uma experiência maravilhosa. Usamos animações para remover etapas do processo de criação de eventos e ajudamos a tornar a experiência simples e sem elementos de fricção”.

Vencedor da categoria: Platform Adaptiveness
NPR One, by NPR

Esta aplicação destaca-se pela perfeita adaptação de multi-plataformas. O Design da NPR One permite que os utilizadores utilizem consistentemente funcionalidades de forma natural para cada um dos seus dispositivo, seja no bolso, no pulso, no carro ou em casa.

A adaptação multi-plataforma vai mesmo para além do Design e o conceito é também aplicado ao seu diverso conteúdo. As histórias são bem organizadas e permite ao utilizador pesquisar de forma específica o que pretende e também ser surpreendido com descobertas casuais com facilidade.

Tejas Mistry, Head of Product diz que: “Através do Material Design, conseguimos efetivamente organizar o conteúdo e apresentá-lo de uma forma que encoraja a escuta, informando o público sobre questões locais e nacionais. É uma experiência acessível que garante que a rádio pública está disponível para todos “.

Vencedor da categoria: Inovação
momondo, by momondo

O momondo apresenta-nos uma experiência verdadeiramente inovadora do Material Design. Assenta nas bases puras do UI Kit da Google, contudo faz com que elementos que nos são familiares assumam novas direções inovadoras e úteis.
Até mesmo o loading combina com as bonitas imagens, o resultado final: uma interface muito cuidada que encoraja o utilizador à grande experiência da exploração e pesquisa.

Emmet Farrell, Lead Android Designer afirma que: “Estamos constantemente a testar o design da nossa aplicação, com o objetivo claro de recorrer ao UI Kit do Material Design mas, ao mesmo tempo, manter um estilo distinto e inovador do momondo. Damos uma grande atenção a cada recurso gráfico, e o design é muito estudado e testado antes de ser lançado.”

Recorde aqui os vencedores do Material Design Awards 2016.


João Lima

UI&UX Designer
Fundador do uiux.pt

Deixar um comentário