Skip to main content

Conheces a diferença entre UI & UX Design?

ui_ux_diference
Pois bem, UI significa User Interface (Design de Interfaces para Utilizadores). É assim o ambiente visual e gráfico pela qual uma pessoa interage com o seu dispositivo, aplicação, website e/ou software. UI pode ser composto por um conjunto variado de elementos desenhados para este efeito: menus, botões, e todos os elementos que ofereçam uma interação entre o utilizador e o dispositivo.

A interface tem de garantir uma fácil e acessível utilização do meio, sendo uma experiência agradável, user-friendly, e que não dificulte o utilizador a chegar aos seus objetivos.

Se até então falamos do modo gráfico e visual de como o utilizador maneja o dispositivo e/ou aplicativo é agora momento de falar acerca do UX – User Experience. Relacionado com o modo de como o utilizador experiencia o seu uso e prática na plataforma relacionada. Destaca assim aspetos afetivos, experiências conotativas e valiosas da interação humana com um produto digital.

Dain Miller afirma: “UI is the saddle, the stirrups, and the reigns. UX is the feeling you get being able to ride the horse, and rope your cattle.

Numa versão mais “portuguesa” eu diria que:

Na Ponte Luís I:
– UI é a sua estrutura, os seus parafusos, as suas vigas e rebites.
– UX é o sentimento de a atravessar, sentir a brisa na face, o ligeiro estremecer quando passa o Metro, o vento incerto, a sensação de estar a meio.

 JL


João Lima

João Lima

→ UX Design Guru at Critical TechWorks - BMW Group → uiux.pt Founder → UX Teacher

Leave a Reply