Pensar na experiência do usuário é uma tarefa complexa. Além de envolver uma série de fatores internos e externos, precisamos conhecer quais as melhores formas de organizar o conteúdo.
Principalmente em arquitetura de informação, a organização de um sistema tem papel preponderante no planejamento e execução de produtos digitais.
Sistemas de Organização
Um dos primeiros tópicos quando estudamos arquitetura de informação está relacionada com a organização de conteúdos. Surge-nos assim uma questão essencial:
Quais as formas de organizar os conteúdos, features e informações do nosso produto?
A principal função da organização é categorizar e criar opções para a estrutura de construção do produto.
Sistemas de Organização Exatos
Direcionados para objetividade, que exigem pouco ou nenhum esforço intelectual.
Como os alfabéticos, cronológicos e geográficos.
Alfabéticos: Acesso rápido à informação, principalmente se o usuário já sabe o que está a pesquisar . Este tipo de organização serve como estímulo à navegação.
Sistema de organização alfabético aplicado a mobile. Fonte: Google Material.
Cronológicos: São fáceis de usar e teoricamente fáceis de desenhar. O que o próprio nome sugere, a organização do conteúdo através do tempo.
Sistema de organização cronológico. Fonte: Google Material.
Geográficos: Agrupar diferentes aspectos sob um mesmo tema. Organização centrada na orientação por ambientes, aspectos políticos ou sociais e econômicos.
Organização geográfica, de acordo com a localização do ambiente. Fonte: Google Material.
Sistema de Organização Ambíguos
São mais voltados para subjetividade, criando uma navegação direcionada para a aprendizagem. São exemplos os orientadas para a tarefa e direcionados para a audiência.
Orientados para a tarefa: Estes são bastante utilizados em processadores de textos e sistemas de gestão.
Organização orientada para a tarefa. Fonte: Google Material.
Orientados para a audiência: Tornam mais evidentes as diferenças entre conteúdos para públicos distintos. Portais e serviços públicos utilizam bastante este recurso.
Orientados para a audiência, organização de acordo com perfis do público. Fonte: Google Material.
Resumo
O sistema de organização é um dos caminhos para determinar como os usuários irão encontrar as informações no seu produto digital. Além de auxiliar na projeção de mudanças futuras e a escalada de crescimento. A sua principal função é categorizar e criar opções de estrutura para a construção de um produto digital.
Estas técnicas evitam diferenças de perspectiva, proporcionam uma abordagem para a heterogeneidade de públicos assim como fornece argumentos técnicos para eventuais disputas políticas em torno do assunto dentro das empresas.
Fonte: Bruno Rodrigues. ‘Webwriting’ [2000, 2006 e 2014] e de ‘Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web’ [2010], padrão brasileiro de redação online.