uiux.pt

Google apresenta fortes novidades sobre VR e AR.


Foi no maior palco do evento Google I/O’17, que decorre em Mountain View na California entre 17, 18 e 19 de maio de 2017, que a Google apresentou as suas mais recentes novidades de Realidade Aumentada na web.

A Realidade Virtual também foi destaque no palco.

Foram apresentadas novidades e melhorias aos sistemas que permitirão compatibilidade com um maior número de dispositivos. No Daydream, destaca-se o Google Cast. Uma novidade que permitirá o utilizador que está a viver a experiência em VR partilhar  para a sua televisão, da sala por exemplo, garantindo que toda a sua família e amigos partilham a mesma experiência.
Em breve poderemos também capturar o vídeo e todas as ações nele tomadas a fim de podermos guardar as experiências e até mesmo partilhar nas redes sociais.

O Youtube também será alvo de melhorias a fim da VR. Esta plataforma, que garante uma base de conteúdos crescente para experiências imersivas, contará com novas opções de partilha. Isto é – poderemos adicionar amigos e ou familiares para que estes possam visualizar um conteúdo imersivo ao mesmo tempo que nós. E temos sempre acesso ao conteúdo visual que estes estão a visualizar para nos consigamos todos, num simples dashboard, termos noção da “realidade”.

A Realidade Aumentada foi a rainha do palco.

A Google apresentou um tremendo update para o seu browser – Google Chrome – que permitirá de uma forma bastante simples, fluída e rápida aceder a uma realidade aumentada. Sim, em mobile.
No exemplo fornecido, o orador, demonstra que um website de mobiliário poderá ter uma solução de interatividade perfeita e que cativa à grande experiência do utilizador.

Se estivermos, por exemplo, à procura de uma mesa de centro para a nossa sala de estar, mais do que fotografias: queremos vê-la no seu respetivo espaço. E para que tenha noção da mesa ideal, com o tamanho certo para o espaço que tem disponível a apresentação de mesas de centro do site pode estar filtrada pelo espaço disponível.

E não precisamos de mais uma aplicação para este efeito (como a do IKEA por exemplo), em breve e ainda este ano, o Google Chrome vai ter o seu novo update que permitirá uma Realidade Aumentada através de um site.

Aguardaremos ansiosamente estas novidades em prática!
JL

 


João Lima

UI&UX Designer
Autor do uiux.pt

Deixar um comentário