Skip to main content

Lembram-se desta promessa?

E como o prometido é devido.
O colaborador do uiux.pt, que está do outro lado do atlântico, Josias Oliveira resume agora a sua jornada pelo Vale do Silício e partilhará neste artigo o que visitou e com quem esteve nesta fantástica viagem. 

Vale do Silício: Como foi esta incrível jornada.

Entre os dias 04 e 12 de maio estive em San Francisco, Califórnia, berço da inovação e da tecnologia. O objetivo da minha viagem era mergulhar na cultura americana, participar em eventos relacionados com produto e design. E, claro, visitar amigos e empresas do Vale do Silício. Viajei com o meu colega e designer Fabiano Meneghetti, uma das minhas principais referências em design e com quem tenho a honra de hoje trabalhar em parceria.

99 Designs

A primeira parada entre as empresas que visitei no Vale do Silício foi a 99 Designs, em Oackland. A 99designs é o maior mercado online de design gráfico do mundo e conecta a comunidade global de designers freelancers com empreendedores e empresas de todos os tamanhos para suprir suas necessidades em design. Criada de designers para designers, a 99designs iniciou com um grupo de profissionais que competiam juntos para criar os melhores designs.

Quem me recebeu lá foi o Caio Braga. Ele é Senior UX Designer do produto e responsável por, além de projetar e desenvolver a visão de futuro da 99 Designs, organizar as reuniões semanais das equipas de design e realizar um acompanhamento individual de alguns designers da equipa. Caio também é editor do UX Collective, um dos maiores geradores de conteúdo para a área de design e UX que possui versões em Português e Inglês.

Para eles Design é fundamental para o negócio. Ele faz parte das discussões dentro do processo de produto e tudo tem design. É essencial para expandir negócios. Design é uma comunidade. Muito mais do que criar um logo, eles criam valores para as empresas e para as pessoas.

A 99 Designs têm uma estrutura muito flat, todos são muito hands on. As pessoas têm a mesma voz dentro da empresa. E isto fica visível também na própria organização deles, é tudo muito amplo e aberto. Caio é um designer incrível e uma pessoa realmente inspiradora. Conversamos por quase 1 hora e meia e debatemos sobre processos de design, cultura da empresa, gestão de pessoas e até sobre como é viver nos Estados Unidos. Foi realmente uma experiência de vida.

Google

Um dos sonhos de qualquer profissional que trabalha com produto, mas acredito que especialmente designers é: conhecer a Google. Pelo menos para mim sempre foi, até hoje. Tive a oportunidade de conhecer o headquarter da Google em Mountain View, o coração do centro do motor de pesquisas do planeta.

Quem nos recebeu lá foi o Fabio Sasso, um designer super talentoso e já um antigo conhecido nosso do blog Abduzeedo. Sim, Fábio é o fundador do blog e trabalha na Google desde 2010, quando foi contratado e passou a morar nos Estados Unidos. Falamos também sobre carreira, viver na Califórnia, qualidade de vida mas principalmente sobre processos de design.

Ele comentou como eles possuem o Material como design system, os protótipos na maioria das vezes já são mais fiéis, não precisam pensar muito em tipos de criação de novos componente. Mas eles costumam colocar para teste o protótipo mais rápido que puderem fazer, seja no papel ou mesmo num wireframe bem cru. A ideia é validar a ideia o quanto antes para evitar custos a evoluir demais na solução.

Sobre carreira, Fabio enfatizou que na Google existe 2 tracks básicos de carreira: Manager e IC (Individual Contributor), ele optou por ser IC por querer continuar colocando a “mão na massa”. Não que como Manager não se possa, mas tu vais ser avaliado e cobrado pelas tarefas de Manager e não pelo que tu fazes. Cada track tem os seus níveis conhecimento e grau de influência dentro da empresa.

Facebook

Mais um episódio da série “pessoas incríveis que nós conhecemos ao longo da vida”. Estive com Diego Mendes a conhecer a sede do Facebook. Falamos sobre processos de design, gestão, pessoas, cultura da empresa e muito mais. O produto nunca está pronto, precisamos aprimorar todos os dias – eu particularmente acredito que a formação profissional vai pelo mesmo caminho.

O Diego está há 1 ano no Facebook, ele trabalha como Lead de Design dentro do produto. Antes de lá ele estava no Pocket. Foi indicado por um amigo para trabalhar no Facebook.

O designer foca exclusivamente na solução, existem researchers e data-sciences que trabalham com eles para trazer os insumos e fazer as pesquisas de dados. Eles possuem hackathons, inclusive para designers, muitas vezes nestes momentos que aparecem ideias e conceitos novos para o produto.

Os designers possuem alinhamento semanal sobre os projetos em curso mas não é obrigatório todos trazerem algo para apresentar, traz apenas aqueles que querem ou precisam mostrar algo que está a ser trabalhado.

Uma curiosidade é o teto dos escritórios do Facebook serem sempre abertos, com a tubulação e a parte interna expostas. Isso representa que o trabalho nunca termina. Ele está sempre incompleto. Imperfeição é como entregamos. Perfeição nunca será shipada. Ele acredita que um produto self-service nunca termina e o como fazer está diretamente relacionado à esta mentalidade.

Airbnb

Já no Airbnb fomos falar com o Fabio Rezende. Ele já está há 3 anos e ocupa o cargo de Head de Design da área de Trips dentro do Airbnb. Eles possuem divisão em: Homes, Trips, Plataforma e China. Isso mesmo, China é um país tão particular, existem tantas diferenças culturais que eles possuem um departamento exclusivamente dedicado à essa atividade.

Eles tem a maior cultura de design de todos que visitamos, muito pelo facto de 2 dos fundadores serem designers. Existem soluções que o próprio Brian (founder) costuma opinar e trabalhar junto com a equipa de design, como parte da equipa mesmo. Isso para eles demonstra uma postura total de hand ons e envolvimento genuíno com a equipa.

Ao entrar no Airbnb o Designer tem um período de onboarding onde ele é familiarizado com o produto, o Design System, os princípios de design e todos os insumos necessários para estar ambientado.

O Design System é mantido um por uma equipa específica de designers, devs e PM’s. Eles são responsáveis por manter atualizado mas não trabalham em melhorias visuais ou de componentes. Qualquer pessoa que acredita que tem algo a ser melhorado pode trabalhar nessa melhoria, apresentar e se fizer sentido pode ser incorporado ao design system.

Ainda na ocasião, tive a oportunidade de participar em 3 eventos incríveis. O primeiro deles foi com o Luke Wroblewski sobre o Mobile in The Future. O Product-Led Growth Summit, no qual tive a honra de ser convidado para participar. E, por último, o Awwwards San Francisco, evento de sobre design, criativos, user experience e digital thinkers das maiores empresas mundiais.

 

Luke W – Mobile in the Future
Palo Alto, Califórnia

Luke é diretor de produto do Google e um dos designers mais influentes da atualidade. O evento aconteceu no Parc Xerox, local histórico onde a primeira interface gráfica humano-computador foi criada. Luke falou sobre a influência do mobile na atualidade e a projeção para os próximos anos, dando ênfase principalmente ao momento de transição que vivemos entre Graphic User Interface (GUI) para o conceito de Natural User Inteface (NUI).  Assistam ao vídeo sobre a Amazon Go para saber mais.

Product-Led Growth Summit 2018
San Francisco, Califórnia

Recebi também o convite para participar do Product-Led Growth Summit, evento promovido pela Openview. Na temática central foram abordados tópicos relacionados ao conceito Product-Led no desenvolvimento de produtos. O que significa isso? Como os produtos ou serviços que desenvolvemos podem ser projetados para ampliar o crescimento da empresa através do próprio produto. Participaram do evento profissionais que trabalham ou já trabalharam recentemente em empresas como Slack, Pinterest, Linkedin, Calendly, Hubspot e muitas outras. Além da temática do evento ser super instigante, o evento aconteceu num dos principais pontos turísticos de São Francisco, o belíssimo Contemporary Museum of Art.

Junto com Brian Balfour (centro) ex-VP de Growth Hubspot.

 

Awwwards – Design Thinkers Conference
San Francisco, Califórnia

Para encerrar a semana, tive ainda dois dias incríveis participando do Awwwards edição San Francisco. Eu já conhecia o trabalho do site Awwwards já há algum tempo, é um site global onde produtores do mundo todo podem submeter seus trabalhos para avaliação. Agora, participar do Awwwards em pleno Vale do Silício realmente foi uma experiência incrível.

Tive oportunidade de conhecer os profissionais que trabalham no MailChimp, não apenas designers mas product managers, front-end engineers. Conheci designers de outros países como o César que é brasileiro e trabalha na Islândia como Lead de Design da Pocopay. Falei ainda com o Demian Borba, que é Product Manager do Adobe XD, uma das principais ferramentas para UX designers da atualidade. Além de conversar pessoalmente com o Ryan Carson, da Treehouse e o Matias Corea, co-fundador do Behance.

 

Josias Oliveira

 


Josias Oliveira

Josias Oliveira

Head de Produto e Design na Octadesk.

Leave a Reply