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Pensar na experiência do usuário é uma tarefa complexa. Além de envolver uma série de fatores internos e externos, precisamos conhecer quais as melhores formas de organizar o conteúdo.

Principalmente em arquitetura de informação, a organização de um sistema tem papel preponderante no planejamento e execução de produtos digitais.

Sistemas de Organização

Um dos primeiros tópicos quando estudamos arquitetura de informação está relacionada com a organização de conteúdos. Surge-nos assim uma questão essencial:

Quais as formas de  organizar os conteúdos, features e informações do nosso produto?

A principal função da organização é categorizar e criar opções para a estrutura de construção do produto.

Sistemas de Organização Exatos

Direcionados para objetividade, que exigem pouco ou nenhum esforço intelectual.

Como os alfabéticos, cronológicos e geográficos.

Alfabéticos: Acesso rápido à informação, principalmente se o usuário já sabe o que está a pesquisar . Este tipo de organização serve como estímulo à navegação.

Sistema de organização alfabético aplicado a mobile. Fonte: Google Material.

Cronológicos: São fáceis de usar e teoricamente fáceis de desenhar. O que o próprio nome sugere, a organização do conteúdo através do tempo.

Sistema de organização cronológico. Fonte: Google Material.

Geográficos: Agrupar diferentes aspectos sob um mesmo tema. Organização centrada na orientação por ambientes, aspectos políticos ou sociais e econômicos.

Organização geográfica, de acordo com a localização do ambiente. Fonte: Google Material.

Sistema de Organização Ambíguos

São mais voltados para subjetividade, criando uma navegação direcionada para a aprendizagem. São exemplos os orientadas para a tarefa e direcionados para a audiência.

Orientados para a tarefa: Estes são bastante utilizados em processadores de textos e sistemas de gestão.

Organização orientada para a tarefa. Fonte: Google Material.

Orientados para a audiência: Tornam mais evidentes as diferenças entre conteúdos para públicos distintos. Portais e serviços públicos utilizam bastante este recurso.

Orientados para a audiência, organização de acordo com perfis do público. Fonte: Google Material.

Resumo

O sistema de organização é um dos caminhos para determinar como os usuários irão encontrar as informações no seu produto digital. Além de auxiliar na projeção de mudanças futuras e a escalada de crescimento. A sua principal função é categorizar e criar opções de estrutura para a construção de um produto digital.

Estas técnicas evitam diferenças de perspectiva, proporcionam uma abordagem para a heterogeneidade de públicos assim como fornece argumentos técnicos para eventuais disputas políticas em torno do assunto dentro das empresas.

 

Fonte: Bruno Rodrigues. ‘Webwriting’ [2000, 2006 e 2014] e de ‘Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web’ [2010], padrão brasileiro de redação online.


Josias Oliveira

Josias Oliveira

Head de Produto e Design na Octadesk.

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