Skip to main content

Stories, atualmente um formato, uma referência, um estilo de apresentar informação. Esta metodologia de apresentar conteúdos foi criada em julho de 2016 pelo Snapchat. É utilizada por 187 milhões de utilizadores diários desta rede social (dados de  fev2018).

Facebook, Instagram e WhatsApp seguiram a tendência e atualmente também utilizam esta metodologia para apresentar conteúdo dos nossos amigos, conhecidos e marcas que seguimos.  

stories_AMP_uiuxpt

Stories, esta espécie de “Cards” com um design muito minimalista, intuitivo e poderoso na imersão e na User Experience que proporciona ao utilizador chega em breve à Google.  A última conferência AMP Conf, realizada a 13 de fevereiro em Amesterdão, revelou parcerias com grandes empresas de produção de conteúdos como a CNN, Washington Post, Mashable, Vox Media, entre outros, que estão atualmente a testar os Stories nos resultados das pesquisas do Google.

google-amp-stories-uiuxpt

A Google apresenta-nos uma ideia que soma Stories + AMP = Resultados de Pesquisa completamente imersos e sedutores do utilizador. 

O sistema AMP – Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis – simplificam de forma instantânea quando são acedidas por telemóvel. O projeto é de código aberto para que haja um trabalho comum de forma a melhorar este Work in Progress

Num mundo cada vez mais apressado, os utilizadores vão poder consultar milhões de resultados, informações, notícias e novidades através de um processo ainda mais rápido sem ter que esperar pelo carregamento da página. Este processo, para já, é complexo e exige sempre trabalho de developer. Contudo, o uiux.pt, acredita que a Google está a trabalhar numa plataforma que permitirá simplificar este processo de criação e optimização de Stories. 

Atualmente a Google regista cerca de 65,396 pesquisas por segundo, ou seja, se já terminaram a leitura deste artigo a Google registou cerca de 1.177.128 de pesquisas.

Sabe mais sobre AMP Stories:

JL


João Lima

João Lima

→ UX Design Guru at Critical TechWorks - BMW Group → uiux.pt Founder → UX Teacher

Leave a Reply