Skip to main content

apdc-estudo-digital

A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações divulgou um documento que demonstra as tendências e as realizações mais evidentes na transformação digital portuguesa em 2017.

Rogério Carapuça, Presidente da APDC, introduz o documento como uma peça fundamental para identificar, caracterizar e descrever um conjunto de casos de boas práticas e vontades. Ao todo podemos averiguar “97 casos coordenados por 68 membros de 26 empresas Associadas APDC, envolvendo 112 clientes provenientes de 65 organizações.” afirma Rogério Carapuça na introdução do relatório.
O Presidente da APDC define o estudo como “colaborativo e sem precedentes em Portugal.”
A transformação digital é evidente. Em Portugal, na Europa, no Mundo. Estamos a presenciar uma das revoluções industriais mais rápidas e profundas que há memória em toda a nossa História.

apdc-estudo-digital

O uiux.pt manifesta um grande agradecimento a todos os colaboradores da APDC, especialmente ao presidente Rogério Carapuça, à respetiva equipa executiva e a Ana Gonçalves Pereira pela coordenação global do estudo. Não podemos deixar de agradecer também a todas as empresas portuguesas que acreditam que a revolução e a disrupção digital é o caminho a seguir, para que as indústrias não se tornem obsoletas e descontextualizadas.

O documento entitulado por “A Economia Digital em Portugal 2017 – Casos de Transformação Digital” é constituído por dois grandes capítulos: 1) Casos de Transformação Digital Setorial e 2) casos de Transformação Digital em Áreas Transversais. Ministério da Educação, Grupo Ascendum, CTT, BPI, EDP, Fidelidade, NOS, Fertagus, 360imprimir, RTP, Randstad, são apenas algumas das entidades referenciadas.

Cada caso de estudo é organizado de uma forma simples, concreta e objetiva que separa o conteúdo por:
1) Objetivos;
2) Resultados;
3) Métricas;
4) Ensinamentos e Fatores Críticos de Sucesso.

O uiux.pt considera que este é um documento notável, prestigioso e indispensável para qualquer profissional da comunicação com clara evidência para os “Digitais”.

O documento pode ser consultado aqui.


João Lima

João Lima

→ UX Design Guru at Critical TechWorks - BMW Group → uiux.pt Founder → UX Teacher

Leave a Reply